"A sustentabilidade é o único caminho, ou não haverá caminho.

O Projeto VIHE apresenta-se como uma ideia de sustentabilidade aplicada ao design de produtos.  Sem rótulos, o foco é criar ítens fáceis de usar e atemporais, clássicos que nunca saem de moda. Partindo do conceito colaborativo, o projeto une empresas e marcas líderes em seu segmento, apresentando tecidos e aviamentos que possuam viés ecológico. São peças de roupas e móveis em quantidades extremamente limitadas, fomentando o consumo consciente. 

IMG_4657.jpg

O principal desafio foi trabalhar com Jeans, matéria prima que sempre foi taxada como grande vilã do meio ambiente. Uma parceria com a empresa VICUNHA, proporcionou utilizar tecidos ecolôgicos, que visam a economia de água em sua fabricação. Como resultado criou-se peças que não precisam ser lavadas depois de prontas, com sua cor e aspecto final na origem. São calças e jaquetas em quantidades limitadas com tecidos de alta qualidade, garantido uma durabilidade superior. O acabamento ficou por conta da EBERLE, uma empresa brasileira que desde 1896 é líder na produção de botões e rebites e possui um forte compromisso ambiental com a redução dos impactos causados ao meio ambiente.

 

Além de peças em jeans, há uma linha de camisaria com tecido em viscose, também fornecido pela VICUNHA. Esta fibra de viscose foi produzida a partir de madeira de reflorestamento, que atende a altos padrões de proteção ambiental, garantindo uma produção sustentável. Destaque para os botões reciclados a partir de sementes de frutas, trazidos de Portugal e sedidos pela EcoBotões.

Screen Shot 2019-09-19 at 08.37.25.png
IMG_3048.jpg

A malharia institucional é apresentada em 100% algodão CRU, sem qualquer tipo de tingimento, contribuindo na economia de água e sem lançar residuos tóxicos ao meio ambiente. São peças com malha especial, mais encorpada, garantindo uma maior durabilidade, ideia chave em todo desenvolvimento.

Além de roupas, o projeto contou com a colaboração da Design Somma em uma linha de móveis. Uma poltrona e uma luminária em madeira Freijó maciço com certificado de origem, revestidas com jeans 100% reciclado, o mesmo utilizado no conjunto calça/jaqueta, colocando um toque sofisticado e contemporâneo ao projeto